quinta-feira, 25 de abril de 2013

Formação de Professores

A convite da coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Regiane Pedrini, o autor das revistas CARTUM Aldo Maes dos Anjos apresentou uma fala contando sobre o seu envolvimento com os quadrinhos. A palestra aconteceu durante a Formação de Professores da Rede Pública de Ensino em Histórias em Quadrinhos, dirigida pela professora Maria de Fátima Strattmann Tecchio.
Na infância, a minha mãe, dona Yêda, tinha o costume de ler os diálogos dos quadrinhos para os filhos, o que possibilitou a mim aprender a ler e escrever antes de ingressar no jardim de infância. E o amor à nona arte era tanto que até os 12 anos cheguei a ter uma coleção com 1500 gibis. A revista em quadrinhos é sem dúvida uma criadora de espaço de tempo para a leitura dentro das vidas das pessoas, por seu conteúdo divertido e dinâmico, abrindo uma brecha para a entrada das leituras mais intelectualizadas, como jornais e livros. Quem não pratica a leitura dificilmente vai ler um livro até o final. É preciso praticar desde cedo e, de preferência, associando à diversão.
Aos10 anos, eu escrevia e desenhava minhas próprias revistas em quadrinhos com personagens originais.
Aos 26 anos lancei o primeiro exemplar da Revista CARTUM, há 12 anos atrás. De lá pra cá já foram publicadas 161 edições, contabilizando 496.250 exemplares distribuídos em Brusque e cidades vizinhas, incentivando o hábito da leitura em outras pessoas e quem sabe estas também possam ler para os seus filhos perpetuando assim o sadio hábito da leitura.

Nenhum comentário: