quinta-feira, 16 de maio de 2013

História da Ciência

A revista CARTUM inaugurou neste ano um novo setor dentro de seu conteúdo já tradicional: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA já teve 2 episódios publicados, nas edições 76 (Aristóteles) e na 78 (Thomas Edison), apresentados pelo conceituado professor de física Stavros Kostopoulos (ou professor Grego pra facilitar), do colégio Energia.
O objetivo é apresentar alguns momentos marcantes da vida de inventores famosos, através do bom humor peculiar da Cartum, acompanhado de uma explicação do nosso mestre a respeito do assunto em questão.
 Arquimedes, um sábio grego que viveu entre 287 a.C. e 212 a.C. na antiga Grécia. Conta-se que, para solucionar um problema do rei Hierão II da cidade de Siracusa e salvar o próprio pescoço, ele teria utilizado um criativo método para comparar massas e volumes. Arquimedes teria descoberto isso durante um mergulho em uma banheira.
Thomas Alva Edison (1847 – 1931)é até hoje o maior inventor de todos os tempos, tendo sido autor de 1093 invenções. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o fonógrafo, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.
A próxima homenagem científica será publicada na edição nº80, em julho. Faça uma assinatura anual e acompanhe esta e outras atrações.


Nenhum comentário: