terça-feira, 12 de agosto de 2014

Exposição DOMINGOS FOSSARI




A Casa de Brusque apresenta de 7 a 29 de agosto uma exposição comemorativa ao centenário do múltiplo artista Domingos Fossari, que desempenhava as funções de caricaturista, desenhista, chargista, pintor e aquarelista.



Nascido na cidade de Itaqui (RS) em 25 de novembro de 1914, sempre teve pendor para o desenho. Tanto que seus cadernos escolares eram ilustrados com desenhos que impressionavam professores e colegas de escola. Fez curso de desenho por correspondência na escola Zier, de Buenos Aires e lá estudou desenho clássico por dois anos, período em que foi aluno de renomados mestres.
Trabalhou em Porto Alegre como desenhista de publicidade, enquanto recebia orientações da difícil técnica do bico-de-pena do notável artista suiço Vicente Perlasca. Em 1942, ingressou no serviço público estadual do RS, como desenhista da Secretaria de Agricultura. Mais tarde, passou a trabalhar no Serviço Nacional da Malária - SNM, em Porto Alegre.



Desenhou a maior obra científica em botânica de SC, catalogando espécies de bromélias da Mata Atlântica, de autoria do pesquisador Raulino Reitz, contendo mais de 120 ilustrações, em aquarela sobre bico-de-pena.


Em Brusque,  onde casou com Irene Maria Belli Fossari, realizou importante exposição de caricaturas durante os festejos do centenário, em 1960. Esta aqui ao lado é a caricatura do historiador Ayres Gevaerd.

 Horst Schlosser.

 Retrato do Dr. Carlos Moritz.
 Roland Renaux.
 Cyro Gevaerd.
O horário de visitas é das 8:00 hs às 12:00 hs e das 13:30 hs às 17:00 hs.
O Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim fica na avenida Otto Renaux, ao lado da Gráfica Bandeirante.
Visite e conheça o acervo completa com belas obras de arte.







Nenhum comentário: