domingo, 7 de setembro de 2014

Revista CARTUM na Gibicon 2





De 4 a 7 de setembro aconteceu a Segunda Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a GIBICON. A cidade que teve a primeira biblioteca de gibis da América Latina agora já possui um evento de alto nível deste segmento. A movimentação foi grande em todos os setores, que envolveram mais de 80 autores de quadrinhos nacionais e estrangeiros.



A revista CARTUM esteve presente, distribuindo mais de 1300 exemplares de diversas numerações.



O objetivo da visita era divulgar a revista ( e consequentemente o município de Brusque e seu comércio ) para fãs de quadrinhos do Paraná e de outros estados.


Chico Lam, de Joinville, é o criador do Menino Caranguejo e a turma do Caranga, publica tirinhas diárias nos jornais A Notícia, Jornal de Santa Catarina e no Diário Catarinense.


Meu vizinho de mesa Ernani Cousandier, de Bento Gonçalves-RS, autor de um magnífico livro de 144 páginas "Nenhum Dia Sem Um Traço", também publica em jornais regionais.

Cosplays por todos os lados.


Alguns ícones do quadrinho nacional: Laudo Ferreira (renomado roteirista e desenhista com vários trabalhos publicados tanto no meio independente quanto no editorial) e Will (criador do Sideralman, faturou 4 troféus HQMIX, publicou diversos álbuns e participou da coletânea MSP + 50).



Com tantos heróis por perto, na Gibicon ninguém corre perigo.





Oportunidade para conhecer de perto as técnicas e os estilos em performances ao vivo, dentro da Arena de Artistas.



Também estiveram presentes astros internacionais, como o coreano Kim Jung Gi, autor desta obra aí de cima, desenhada ao vivo, sem esboço e sem nenhuma referência visual. Não há o que Kim não possa desenhar, pois ele possui uma biblioteca visual em sua cabeça.


Finalizando, foi realizada a doação de uma coleção com 108 revistas Cartum devidamente acondicionadas em 5 pastas para a Maristela Garcia e o Luis Alberto da Gibiteca de Curitiba, com o objetivo de expor permanentemente as revistas Cartum aos leitores de quadrinhos de Curitiba, mas a máquina fotográfica ficou sem bateria e não foi possível registrar este momento, bem como outros encontros inesquecíveis, com Clóvis Geyer, Ibraim Roberson, Bira Dantas e outros nomes que ficaram guardados apenas na memória. 

Um comentário:

vanbecker disse...

Nossa Aldo, que legal!!!!

A Série em Quadrinhos Sobre o Pensamento

  Uma sensacional novidade estará presente nas páginas da Revista CARTUM em 2024: Trata-se de uma sequência de histórias em quadrinhos alert...