terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Revista BRUSQUE ONTEM Volume XVI

Dando continuidade a esta publicação, que auxilia na divulgação de importantes conhecimentos históricos para os alunos da rede pública de ensino, o décimo sexto volume da revista Brusque Ontem utiliza o humor como isca para motivar o interesse pela história municipal: as histórias contadas nas páginas da revista Brusque Ontem possibilitam aos alunos estabelecer uma conexão entre sua história pessoal e a história coletiva, pois nem todos têm vínculos históricos com a cidade onde vivem atualmente. 

Aqui são registrados os fatos e datas que marcaram época, além das personalidades que contribuíram para a construção deste respeitável município catarinense.
Aprofundar os conhecimentos sobre a trajetória de Brusque, estabelecer relações entre diferentes áreas do conhecimento e ter por base uma abordagem lúdica são os principais objetivos do projeto “Brusque Ontem”.

Neste volume serão abordados os seguintes temas:




Cap. 1 – LIMITES TERRITORIAIS - As alterações no mapa política da região onde se encontra o município de Brusque desde o período das Capitanias Hereditárias até os dias atuais.

Cap. 2 – A PRÉ-HISTÓRIA DA COLÔNIA - Conheça o primeiro morador não indígena a morar nas terras onde hoje é Brusque e a chegada do primeiro explorador alemão.

Cap. 3 – A CARTA DO BARÃO - Após a chegada dos primeiros 55 imigrantes alemães, o Barão de Schneeburg faz as suas primeiras considerações ao Presidente da Província de Santa Catarina.

Cap. 4 – RETIFICAÇÃO DO ITAJAÍ-MIRIM - Com o objetivo de facilitar a passagem do rio e reduzir os riscos de novas enchentes, é iniciado em Brusque o processo de retificação do rio Itajaí-Mirim, durante o governo do prefeito Cyro Gevaerd.

Cap. 5 – NACIONALISMO FORÇADO - Durante o mandato do presidente Getúlio Vargas, foram tomadas medidas que obrigavam os estrangeiros a aceitar o Brasil como sua nova pátria e abandonar a língua e os costumes da sua terra de origem.

Cap. 6 – RODOVIA ANTÔNIO HEIL - Uma ligação entre o município de Brusque e o porto de Itajaí era um sonho antigo desde os tempos coloniais. As obras foram iniciadas no dia 22 de agosto de 1969 e a última camada de asfalto foi colocada somente em outubro de 1974. 

Cap. 7 – TIRO DE GUERRA - Conheça o início da movimentação militar no município de Brusque.

Cap. 8 – BRUSQUENSES NA FEB - Em setembro de 1944, 47 brusquenses embarcam rumo à Itália, em um passeio nada turístico: eles iriam lutar na segunda grande guerra mundial.

Cap. 9 – FESTA NACIONAL DO MARRECO - Conheça os primórdios da festa típica mais popular do município de Brusque.


A todos uma agradável leitura e um proveitoso estudo!


Nenhum comentário: