domingo, 12 de junho de 2016

I CATARINA COMIX FESTIVAL


De 8 a 12 de junho ocorreu a 12ª Feira do Livro na cidade de Timbó-SC. Neste ano a novidade foi a criação de um setor exclusivamente destinado às histórias em quadrinhos, que foi batizado de I CATARINA COMIX FESTIVAL. Organizado pelos veteranos e incansáveis Henry Jaepelt, Fafá Jaepelt e Henry Schutze, o evento foi uma grande oportunidade para reunir autores locais e distantes, que puderam interagir, trocar publicações e participar de um animado bate-papo!


Na foto acima Fafá Jaepelt, Alex Guenther , Aldo e Henry Jaepelt. 
Guenther é ilustrador e autor de quadrinhos blumenauense, e o casal Jaepelt já é veterano da produção de fanzines, entre outras iniciativas culturais, atuando neste segmento desde os anos 80.


O bate papo discorreu durante 1 hora e meia, onde cada autor pôde apresentar seus sistemas de trabalho, suas filosofias artísticas e suas expectativas sobre o futuro da nona arte. Entre outras conclusões, foi unânime a opinião de que as histórias em quadrinhos devem ser incentivadas tanto pelos pais como pelos professores em sala de aula, para que haja público interessado em consumir esta preciosa e inesgotável produção da hq nacional, motivando os artistas e contribuindo para a própria evolução da qualidade, para que a cultura progrida e nunca desapareça do alcance de todos. Sem público interessado, o autor desanima e consequentemente a quantidade disponível diminui.


O cardápio do evento foi variado: HQs, Mangás, Quadrinhos Alternativos, Independentes, Fanzines, Artes Ligadas à HQ, e Concurso de Cosplay.



Na foto abaixo, os guerreiros da cultura alternativa de Alvorada-RS: Adão (que executou inacreditáveis caricaturas ao vivo de pessoas distraídas que nem perceberam estar sendo desenhadas), Denilson Reis (um incansável batalhador do fanzine, fomentando uma interação de fanzineiros de todo o país.), e Paulo (autor de quadrinhos).


Abaixo, um encontro idealizado desde os anos 90, quando eu acompanhava as tiras do Pinote no jornal Município Dia-A-Dia e nutria um desejo de conhecer o seu autor, Henry Schutze. Na feira, pude encontrá-lo, ter uma boa conversa e levar um registro fotográfica de recordação!


Na foto seguinte, um encontro com os autores curitibanos Liber Paz (lançando uma graphic novel inacreditavelmente bem produzida "Dias Interessantes") e Izidro Santos (com um ótimo trabalho no segmento artístico-canino: ele produz os livros com as tiras da cachorrinha Pi e vende em feiras de animais!).


Abaixo, alguns trabalhos que tive o prazer de conhecer durante a feira.

Fafá Jaepelt
Henry Jaepelt
Henry Schutze


Izidro Santos


Liber Paz
Quadrante Sul (Alvorada RS)

Reverencio todos os responsáveis por este evento, bem como todos os artistas que se disponibilizaram em estar presente e também todos os heróis que enfrentaram um frio CONGELANTE para prestigiar mais uma luz no fim do túnel da cultura nacional!!

Muito obrigado a todos e até a próxima edição!!







Um comentário:

Henri disse...

Boas Aldo, foi uma grande satisfação em te conhecer pessoalmente já que teu trabalho tenho acompanhado desde os 80´s. Falar em quadrinhos em SC nos remete instantaneamente ao nome do Aldo. Mestre, minhas reverencias e nosso abraço! :)

Histórias em Quadrinhos com Cenários Reais

  Em comemoração aos 23 anos da Revista CARTUM, quem está recebendo as homenagens são os benfeitores da cultura, os benditos patrocinadores ...