quarta-feira, 26 de abril de 2017

DE ONDE VEM AS IDÉIAS - Parte 3


Seguindo na explicação de como são obtidas, de forma pessoal e intuitiva as idéias para os argumentos e roteiros presentes na revista CARTUM... 
Em capítulos anteriores, já foram realizados os PRIMEIROS PROCEDIMENTOS e já dispomos de um CADERNO DE ANOTAR IDÉIAS.
Agora vamos buscar os ELEMENTOS que vão preencher as páginas desse caderno e, consequentemente, as lacunas no conteúdo das histórias.

Capítulo 3 - BUSCA DE ELEMENTOS.


Para que o artista escreva bons roteiros de HQs, é extremamente necessário que aprecie a leitura de livros, revistas e jornais, seja bem informado, converse bastante e, antes de tudo, saiba conversar...

 Para SABER conversar, desapegue-se de suas convicções, receios, paradigmas em geral e entregue-se a uma troca de energia sonora com outro indivíduo, seja qual for sua idade, raça, filosofia política, time de futebol, congregação religiosa, classe social ou nível cultural. 

Permita-se ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, sem exigências. Ouça atentamente os mais esclarecidos, escute com atenção, especialmente, as crianças e os idosos, pois todos possuem uma impressão diferente da vida. Mas, acima de tudo, não limite-se a rótulos e grupos específicos...converse com toda a humanidade!! 

Não faça do seus textos uma doutrinação ideológica, e sim, um diálogo a quem estiver aberto para recebê-lo!! Impondo a sua opinião, sem falsidade, mas aceitando as diferenças e ouvindo atentamente as objeções. 

 Não precisa basear-se apenas nas suas experiências próprias. Pode buscar elementos (temas, características, dados e informações adicionais) para agregar valor ao roteiro, através de pesquisas na Internet, ou em livros.
Ex: Personagem indígena (deve-se pesquisar costumes, tradições e trajes típicos indígenas, formas de expressão e habitação da aldeia, representados com o devido respeito, sem aquele tradicional “uga-uga”)

Cenário Pitoresco (para enriquecer uma HQ que se passa em determinado estado ou país, pode-se pesquisar sobre hábitos e costumes locais, pontos turísticos, vegetação, clima, etc.)
Enfim, ao escrever HQs podemos incluir interessantes informações históricas, geográficas, culturais ou sociais obtidas em rápidas navegadas na internet (em fontes confiáveis) ou visitas à biblioteca
Afinal, HQ também é cultura e é uma possibilidade de transmitir aos leitores algo que lhes acrescente valor à vida e lhes motive a continuar persistindo naquilo que é correto.


Se o tema for obesidade, por exemplo, buscamos informações sobre a doença, IMC, estatísticas, prevenção, tratamento e tudo o mais que possa enriquecer o conteúdo do seu roteiro. Fuce essas informações em livros, jornais, revistas, na internet, ou no seu próprio “caderno de anotar ideias”, onde você pode ir estocando esse tipo de informações.

Agora, imagine situações!! Após obter alguns dados técnicos sobre o tema, a próxima etapa é reunir possíveis situações que irão compor o seu roteiro: ainda utilizando o tema da obesidade, podemos imaginar uma pessoa obesa passando por uma série de dificuldades, como ficar trancado na roleta do ônibus, se rebolar todo para vestir uma calça, quebrar a cadeira da lanchonete com o seu peso, além do tradicional descontrole na quantidade de comida que ingere. Mas não se limitar aos aspectos desagradáveis, pois acaba se tornando BULLYING, Imagine também coisas boas, como o goleiro obeso que se tornou o herói do jogo pois fechou o gol com a barriga, etc. 

Fique atento!! Em breve publicaremos a quarta parte deste diagnóstico da criatividade, o capítulo 4, intitulado: CINCO REQUISITOS. Na sequencia, esta série de textos será finalizada com o Capítulo 5: DISTRIBUIÇÃO DO TEXTO.


Para ler o capítulo 1: Primeiras Providências, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-1.html

Para ler o capítulo 2: Caderno de Anotar Idéias, cole o link:

http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/de-onde-vem-as-ideias-parte-2.html

Um comentário:

vanbecker disse...

Muito sábias palavras. Gratidão

Dia Nacional do Livro Infantil