sábado, 13 de maio de 2017

Personalidade: FRITZ .

FRITZ

 Nome: Fritz Eisbein
Idade: Aparenta ter uns 45 anos, apesar de possuir a mesma aparência durante o transcorrer de todo um século. Isso se deve ao fato do Fritz representar (de uma maneira leve e divertida) a presença do imigrante alemão em diversas épocas no Vale do Itajaí-Mirim.

Razão da sua existência: Em 2010, no aniversário de 150 anos de Brusque, foi lançada a “Revista do Sesquicentenário”, contendo os 25 fatos mais relevantes da história deste município, os quais seriam transformados em histórias em quadrinhos divertidas. Faltava um personagem que representasse a imigração alemã de uma forma bem humorada para trazer alegria e dinamismo a essas páginas, incentivando assim a sua leitura e ampliando os conhecimentos históricos dos seus leitores.
Por sugestão do grande parceiro e pesquisador Robson Gallassini (in memoriam), este herói germânico foi batizado de Fritz e sua companheira ficou sendo a Frida. Ainda tem os seus amigos: Heinz e Helmut (alemães), Giuseppe e Luigi (italianos), Estanislau (polonês), Flecha Ligeira e Barriga Redonda (nativos Xokleng), além dos personagens inspirados em cidadãos verdadeiros que participaram do processo de ocupação das terras no Vale do Itajaí Mirim: Barão de Schneeburg, Pedro Werner, Araújo Brusque, Padre Gattone, Pastor Hesse, Carlos Renaux e muitos outros nomes de ruas e praças ganham vida nas historias do Fritz.

Resumo: O Fritz é um colono um tanto atrapalhado, comilão e preguiçoso que aportou em Brusque junto com as primeiras canoas em busca de uma vida melhor. Suas características cômicas servem apenas para rechear as páginas da revista Brusque Ontem com situações engraçadas e diálogos incomuns, prendendo a atenção do leitor e transmitindo a história local, com o auxílio de valorosos pesquisadores (Robson Galassinni (in memorian), Marlus Niebuhr (que foi professor do Robson) e Carlos Eduardo Michel (que foi companheiro de faculdade do Robson), entre outros) . Seu objetivo é homenagear o esforço e a coragem dos heroicos desbravadores vindos da Europa que chegaram nas margens do Itajaí Mirim, derrubaram a mata e construíram suas moradias sem energia elétrica nem ferramentas adequadas, passaram por situações inóspitas e inimagináveis diante dos confortos da modernidade, transformando a colônia Itajahy-Brusque neste importante polo industrial e econômico que é o município de Brusque hoje em dia!
 FRITZ foi o protagonista na "REVISTA DO SESQUICENTENÁRIO" (2010), nos 2 volumes da revista "GASPAR ONTEM"(2011) e nos 16 volumes da Revista "BRUSQUE ONTEM "( publicados entre 2011 e 2015), trazendo ao conhecimento dos seus leitores mais de 200 fatos, datas históricas e microbiografias de personalidades que transitaram pelas ruas brusquenses desde antes da fundação da colônia até o final do século passado. 
Cabe ainda muito mais assunto. Havendo patrocínio e leitores interessados em conhecer o passado local, estaremos sempre prontos a produzir mais um volume de muita DIVERSÃO e CONHECIMENTO!!
 Chegando ao Brasil...
 Início da indústria têxtil em Brusque...
 A chegada da tropa revolucionária, em 1930...
 Os eventuais transbordamentos do Itajaí-Mirim...


CONFIRA A PERSONALIDADE DE OUTROS PERSONAGENS DA CARTUM, colando o link:

DAGOBERTO: http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/04/personalidade-dagoberto.html

GORDO  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/03/personalidade-gordo.html

TIA CLOTILDE  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/03/personalidade-tia-clotilde.html

ZÉ MANÉ  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/03/personalidade-ze-mane.html

OMAR AJÁ  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/03/personalidade-omar-aja.html

ESPONJA  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/03/personalidade-esponja.html

PAFÚNCIO  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/01/personalidades-pafuncio.html

BAGATELA  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/02/personalidade-bagatela.html

MÃE DIRÁ  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/02/personalidade-mae-dira.html

IOLANDA  http://revistascartum.blogspot.com.br/2017/02/personalidade-iolanda.html

Nenhum comentário:

Histórias em Quadrinhos com Cenários Reais

  Em comemoração aos 23 anos da Revista CARTUM, quem está recebendo as homenagens são os benfeitores da cultura, os benditos patrocinadores ...