sexta-feira, 2 de junho de 2017

MÁQUINA DO TEMPO - Parte 1


Em comemoração ao décimo sexto aniversário da revista CARTUM, convidamos todos a recordar essa divertida trajetória, contando as atividades da revista CARTUM ano após ano, começando pelo seu PRIMEIRO ANO DE ATIVIDADES...



ANO I (de junho de 2001 a maio de 2002)

Tudo começou em junho de 2001, com o lançamento dos 3000 exemplares da revista CARTUM nº1, distribuídos gratuitamente em 60 pontos da cidade de Brusque, causando surpresa e interesse nas pessoas. A partir de então surgiram muitos colecionadores e leitores fiéis. Os lançamentos seguintes foram trimestrais totalizando 4 edições, neste primeiro ano de atividades.


 Naquele tempo, nas páginas da Cartum haviam charges sobre fatos da época e microbiografias homenageando celebridades históricas como: Santos Dumont, Galileu Galilei, Osvaldo Cruz e Sócrates, traduções de músicas com letras reflexivas, como “Time” (Pink Floyd) e “War” (Bob Marley) além da estréia de vários personagens em suas tímidas primeiras aparições públicas. Gradativamente foram se apresentando para o mundo o Uruca, a Mãe Dirá, o Zé Mané, o Bagatela e o Esponja, entre outros. As 4 primeiras edições foram impressas em formato A4, o dobro do tamanho das edições atuais.


A maior dificuldade no início era vencer a desconfiança dos empresários, na hora de buscar patrocinadores para este projeto inovador e um tanto exótico. Mas com paciência e determinação as metas foram sendo alcançadas.


A partir de abril de 2002, começaram a ser publicadas no “Jornal O Município” (atual “Município Dia-A-Dia”) tiras semanais com o humor irresistível da CARTUM trazendo sorrisos instantâneos em meio às notícias do dia-a-dia brusquense durante quase 6 anos.



Aguarde! Na semana que vem estaremos relembrando como foi o SEGUNDO ANO DE ATIVIDADES da revistinha em quadrinhos mais lida na cidade de Brusque-SC!!


Nenhum comentário:

Histórias em Quadrinhos com Cenários Reais

  Em comemoração aos 23 anos da Revista CARTUM, quem está recebendo as homenagens são os benfeitores da cultura, os benditos patrocinadores ...