domingo, 20 de agosto de 2017

PUBLICAÇÕES - Parte 1 - Revista CARTUM

16 anos se passaram e, antes que a gente perca as contas, chegou a hora de passar a régua nas publicações que já foram lançadas até hoje...
Pra começar, vamos falar da principal publicação, a precursora de tudo o que veio a seguir... a Revista CARTUM!!
O OBJETIVO dela sempre foi o de incentivar a leitura em todas as idades, através da distribuição gratuita de gibis em todos os cantos da cidade. Com um conteúdo totalmente ético e honesto, preocupado em acrescentar novos conhecimentos a seus leitores através das piadas e das situações engraçadas vividas pelos personagens, que estimulam a sua leitura.

São três inspirações necessárias para se desenvolver esta publicação... em primeiro lugar a inspiração para criar os ROTEIROS, com palavras bem encaixadas dentro de textos concisos, transmitindo mensagens oportunas, envolvidas em piadas que nunca foram escritas, contadas ou ouvidas...todos os meses criando material original, há mais de 16 anos!!

 Em segundo lugar, a inspiração para criar as IMAGENS, com desenhos cômicos, que possam transmitir sentimentos em uma única olhada, dispensando, às vezes, o próprio texto, renovando-se a cada edição, sem se tornarem repetitivos... por falar em repetição, os leitores mais atentos percebem que em nenhum quadrinho da mesma revista, qualquer dos personagens repete a mesma expressão facial ou movimento corporal... estão sempre transmitindo uma EMOÇÃO DIFERENTE que está sendo vivenciada naquela situação única na qual estão submetidos dentro daquele momento ímpar da história em quadrinhos.

Em terceiro lugar, a inspiração necessária para a concepção de uma edição da revista CARTUM se refere à obtenção dos RECURSOS que vão cobrir as despesas do projeto, além de garantir o pão nosso de cada dia. Ou seja, a arrecadação da bufunfa, do faz-me-rir, do dindin, da razão pela qual colocamos os neurônios diariamente para funcionar em busca de soluções no âmbito profissional, revigorando e fortalecendo a nossa própria massa encefálica, e garantindo os pagamentos das nossas contas.


Na sequência, é só encaminhar 3500 exemplares da CARTUM para 125 pontos comerciais que farão a distribuição gratuita a seus clientes (apreciadores da boa leitura), além de uma média de 200 assinantes que receberão no conforto do lar, o seu exemplar daquele mês turbinado com outro exemplar de uma publicação simultânea, inédita e exclusiva, além de inúmeros brindes.
E depois disso, começar tudo novamente...


No total, até agosto de 2017, a Revista CARTUM...
Já publicou:
114 edições;
Se todas as revistas fossem colocadas lado a lado, formariam um "livrão" com 3.268 páginas!!!

Somadas as tiragens de todas as edições, resulta em um total de 410.850 exemplares, distribuídos gratuitamente;

Foram apresentadas ao público leitor, neste período, 432 histórias em quadrinhos diferentes (fora as republicações), além de 554 tirinhas, em suas páginas.




Hoje em dia, seus segmentos mais tradicionais são:
BRUSQUE ONTEM (apresentando, com bom humor, diversos momentos da história local);
APRENDA INGLÊS DANDO RISADA (traduzindo novas piadas a cada edição e aumentando o vocabulário poliglota em seus leitores);
OPINIÃO DO LEITOR (passando o microfone para o cidadão que está segurando a revista e percebendo algum valor nela. Você já enviou a sua?);
DICA CARTUM (sobre assuntos diversos, a dica Cartum existe para facilitar a vida de seus leitores);
TRÂNSITO + PRUDENTE (apresentando quais são as infrações de trânsito e suas devidas punições, contribuindo para que os leitores motoristas estejam bem informados);
PALAVRAS CRUZADAS (apresentando um entretenimento sadio que traz de brinde algum conhecimento específico)
PIADAS CLÁSSICAS (trazendo as boas e imprescindíveis anedotas de botequim, dentro dos parâmetros éticos, é claro.)

Mas em outros tempos, também publicou: microbiografias de celebridades históricas (hoje são apresentadas em hqs), letras de músicas reflexivas, poemas, sátira política (hoje em dia a classe política já se tornou uma comédia real), além de outras dezenas de temas que já foram destrinchados nas páginas desta HERÓICA PUBLICAÇÃO que se mantém ativa há 16 primaveras!!!

 Aqui estão a primeira e a última edição publicada até o momento!!







Na sequência desta série de posts, vc vai conhecer a segunda publicação que veio ao mundo... a Cartilha CARTUM! Aguarde!!!

Nenhum comentário: